Falhas de Comunicação: Case Tamisa

18 de novembro de 2022

Comunicação é fundamental não só para a gestão das informações, mas também para compartilhar com os diversos públicos de interesse todos os benefícios que o empreendimento levará a aquele território, como será realizado, suas diretrizes e, acima de tudo, gerar um bom relacionamento com os públicos e comunidades. 

A palavra-chave na Licença Social para Opera é reputação e a comunicação é uma ferramenta crucial que pode contribuir a favor na viabilização do empreendimento quando é feita da forma certa ou contra quando é feita de forma errada ou inexistente. 

Podemos citar um exemplo do que pode acontecer com uma má comunicação no caso da Mineradora Tamisa, que iniciava as operações na Serra do Curral, na região de Belo Horizonte. Este projeto tinha todas licenças ambientais, mas, as falhas de comunicação e relacionamento propiciaram uma verdadeira comoção social que culminou no embargo do projeto. 

Havia várias falhas na comunicação e podemos enumerar algumas, como: 

  • Website de baixa qualidade: Além do site da empresa ter um aspecto ruim, não havia informações do projeto como por exemplo, as licenças ambientais disponibilizadas, sala de imprensa, projetos sociais e relacionamento com os públicos, respostas à sociedade; 
  • Falta de projetos comunitários: Se a empresa fazia algum projeto com as comunidades do entorno ela não mostrava bem. Engajar este público é fundamental, e mostrar o que está sendo feito com as comunidades, mais importante ainda. 

Falhas na comunicação de gerenciamento de crises: Provavelmente a empresa não tinha um plano de comunicação, o qual deveria ter um plano de gerenciamento de crises. Havia somente um aviso em pop up no site falando que possuíam a licença para operar, mas, sem mostrar os documentos. Muito amador, aprecia uma página de erro!

Comunicação na construção da imagem positiva

A mineração é uma atividade complexa que obedece a rigorosa legislação e requer grande investimento financeiro. São várias etapas de estudo, licenciamentos, equipamentos caros, investimento em pessoas e, até após a operação, o empreendimento deve recuperar e monitorar a área por anos. Imagine o prejuízo causado por um embargo como o caso da Tamisa! 

A construção de uma imagem positiva se dá fazendo o que é certo – e nada além da obrigação – e investindo em relacionamento e comunicação. É o único caminho para engajar as comunidades e públicos e assim, conquistar aliados importantíssimos para o sucesso das iniciativas empreendedoras.  

Autor: Gustavo Cruz

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