Estudante de MG cria garrafa que torna água potável e ganha prêmio

12 de abril de 2022

A estudante Bárbara Gosziniak Paiva foi escolhida para representar o Brasil na final do evento Red Bull Basement, realizado no último mês de março. A iniciativa da marca é estimular jovens de todo o mundo a criarem soluções tecnológicas que gerem algum impacto significativo no mundo.

Mestranda na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Bárbara desenvolveu uma garrafa portátil que, por meio de radiação e com um filtro carregado a luz solar, torna qualquer água potável.

Ela ganhou a etapa brasileira do concurso, onde competia com outros 442 inscritos, em novembro do ano passado (2021). Na última semana, deu o último passo em sua jornada com o invento, viajando até Istambul, na Turquia, onde se reuniu com os outros vencedores nacionais pelo prêmio mundial.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, disse Bárbara em entrevista à organizadora, Red Bull.

A ideia do projeto surgiu durante o mestrado da Bárbara, que estuda a esterilização de parasitas via radiação em um programa do setor de Engenharia de Materiais da UFOP.

“Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, afirma.

O Aqualux, nome dado ao projeto da estudante, não levou o maior prêmio do evento, que foi entregue a uma dupla dos Estados Unidos, apelidada de “Jotted”. As estudantes Brinlee Kidd e Sylvia Lopez desenvolveram um programa de estudos on-line, que tem como objetivo ajudar alunos com dificuldades acadêmicas com a ajuda de fichamentos e provas práticas. O objetivo das vencedoras é tornar a ideia um aplicativo disponível para o público.

Mas, apesar de não ter conquistado a categoria principal, Bárbara também ganhou destaque ao sair campeã dos “desafios de storytelling”, em que os participantes deviam contar histórias relacionadas às suas missões – uma das atividades propostas durante o evento, que reuniu 44 finalistas de 43 países.

Últimos posts: