Um empreendimento de mineração deve levar a sério a forma como se apresenta e se comunica com os diversos públicos, afinal, a reputação é um fator que influencia diretamente no negócio e na licença para operação.
Um dos principais – se não o principal – canais de comunicação sãos os websites. Além de mostrar os objetivos, o que o seu empreendimento produz e a maneira como o faz, um bom site apresenta design e funcionalidades que propiciem uma comunicação amigável e intuitiva com os stakeholders – todos os públicos de interesse da empresa, internos e externos, como colaboradores, imprensa, órgãos de controle e ter uma atenção especial às comunidades nas áreas de influência.
Quais elementos não podem faltar na criação de um bom site para um empreendimento de mineração e quais as melhores estratégias e ferramentas para criar um site bem-sucedido? Vou listar aqui 8 dicas quentes para você implementar.
Qual o seu púbico principal?
Em primeiro lugar, defina o principal público e objetivos para a comunicação. A partir desta definição que a gente parte para construção da identidade visual e das funcionalidades, que são os formulários, aplicativos e ferramentas que o site disponibiliza para o público interagir, baixar ou subir arquivos e informações.
Ser objetivo
Ao criar um site, ele precisa ser objetivo na entrega do conteúdo, o que vale tanto para a navegação entre suas páginas, como também na forma como os conteúdos são apresentados. Por isso, ele precisa ser fiel ao seu objetivo primário.
Existem alguns formatos que um site pode seguir, ou até, conciliar objetivos, mas sempre, bem organizado e claro para o público, como por exemplo.
- Página Institucional;
- Portfólio de produtos;
- Plataforma de conhecimento;
- Canal de relacionamento com os públicos – colaboradores, fornecedores, comunidades, imprensa;
Com esses direcionamentos, a navegação do site pode ser mais objetiva ao criar um fluxo simples e intuitivo para o visitante.
Oferecer responsividade na versão mobile
De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas conduzida pela Fundação Getúlio Vargas em 2021, existem mais de 240 milhões de smartphones em uso no Brasil, e é indiscutível a importância e essencialidade desse aparelho no cotidiano das pessoas, não é mesmo?
Por isso, ao criar um site, planejar seu layout e conteúdo, é primordial que ele possa ser consumido em diferentes tamanhos de tela com uma experiência agradável e adaptada a sua demanda.
Ao acessar o site pelo notebook, além do tamanho da tela, as características do aparelho também influenciam na forma como o conteúdo é consumido, seja seus recursos de som, capacidade de navegação e até mesmo aplicativos instalados que permitem acessar formatos diferenciados.
Por isso, ao criar um site responsivo, é preciso considerar quais recursos são mais relevantes para o cliente que acessa o conteúdo por aquele mecanismo.
Ter um bom design criativo
Existem templates gratuitos oferecidos por plataformas, mas o ideal é investir em um design personalizado, o que permite que a empresa determine como será a experiência de seus visitantes.
No caso das mineradoras, o design parte sim da identidade visual da empresa, mas deve sempre buscar a identidade que otimize a comunicação e os objetivos de relacionamento com seus públicos principais de interesse.
Um bom design deve considerar também a navegabilidade do site (em que o visitante não terá dificuldades em identificar onde estão as informações que precisa), deve ser responsivo, imprimir a identidade da marca, e, claro, garantir uma experiência única para quem está navegando.
Ser veloz
A velocidade de um website deve ser compatível com a urgência do público em receber a informação necessária para sua decisão, pois, do contrário, ele vai buscar outra fonte para sua pesquisa, que pode ser em uma página que passa informações imprecisas ou até mesmo deturpadas de seu empreendimento.
Oferecer formulários de comunicação ou chat para o visitante
Ao criar um site, é possível inserir formulários bem localizados nas páginas ou até uma opção de chat para atendimento e relacionamento com o cliente. Nesse canal, ele pode tirar dúvidas que vão influenciar diretamente na sua opinião ou solucionar reclamações que poderiam afetar a imagem da empresa nas redes sociais, por exemplo.
Ter uma boa curadoria de conteúdos
Um site pode abrigar diferentes conteúdos, entre eles, postagens de um blog que podem ser construídas para disponibilizar informações importantes sobre o empreendimento, como por exemplo, o licenciamento ambiental, as conformidades de operação, o ambiente de trabalho, os investimentos e benefícios que o empreendimento traz para a região.
Ser autêntico
É a imagem e reputação do seu empreendimento que está em jogo, por isso, ao criar um site, é fundamental usar conteúdos autênticos. Como um empreendimento de mineração envolve grandes valores em recursos, não tem desculpa para economizar em produção de imagens e vídeos originais, em seu próprio empreendimento.
Sem desculpas!
Independentemente do tamanho do seu empreendimento, hoje não há mais desculpas para não ter um site que é, com toda certeza, a vitrine de suas iniciativas e o primeiro e melhor canal de aproximação e de relacionamento com seus stakeholders.
Um site bem elaborado, layout adequado, funcionalidades amigáveis e utilizado corretamente, irá com toda certeza valorizar o empreendimento e claro, evitar problemas de conflitos de informações que são recorrentes entre empresas de mineração e comunidades.